Teste Covid-19

SITE.png

A doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) é uma infecção causada pelo coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), cujo espectro clínico pode variar de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves.

A melhor forma de saber se você foi infectado pelo novo Coronavírus é realizar uma avaliação médica. Para auxiliar no diagnóstico, existem alguns exames para coronavírus que são realizados em laboratórios de confiança.

Atualmente, os testes mais comuns para a COVID-19 são o PCR e a Sorologia.

SOROLOGIA

Quer saber se já teve COVID-19?

Para saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica em função da exposição à doença, existe o exame de sorologia. Ele é realizado a partir de amostra de sangue venoso e deve ser feito após o 10º dia de início dos sintomas, já que o corpo leva alguns dias a partir da infecção para começar a produzir anticorpos detectáveis. Dessa forma, esse não deve ser encarado como um exame confirmatório de uma infecção atual e, normalmente, é indicado para pessoas que possuem suspeita de contato prévio com o Coronavírus.

 

SOROLOGIA IGM E IGG OU IGA E IGG


São testes imunológicos capazes de detectar os níveis de anticorpos IgM (ou IgA) e IgG em amostra de sangue do paciente. É aconselhado para pacientes com sintomas a partir do décimo quarto dia, tempo que leva para os anticorpos serem detectados de maneira confiável. Ressaltamos que um resultado negativo NÃO exclui a presença da doença.

TESTE -PCR

O teste RT-PCR e a Pesquisa de Antígeno SARS-Cov-2, são os exames mais recomendados para saber se ESTÁ com a COVID-19. O RT-PCR é indicado do 1º ao 10º dia de sintomas. Também para indivíduos que tiveram exposição recente a pessoas infectadas e querem descobrir se estão com o vírus. Rastreia assintomáticos, inclusive para pré-operatório de cirurgia eletiva e viagens internacionais.

 

Já o Teste de Antígeno ou RT-PCR Salivar é recomendado entre o 1º e o 7º dia de sintomas. Também para indivíduos que tiveram exposição recente a pessoas infectadas e querem descobrir precocemente se estão com vírus, dentro do período indicado.

 

Lembrando que mesmo com um teste negativo, é necessário manter as precauções quanto a transmissão.

RESULTADO DOS TESTES

O Resultado do exame fica pronto em 24 horas!

Agora você consegue retirar o resultado de seus exames utilizando o seu CPF.